1. De onde vêm as IDEIAS: inspiração e limitação.
2. É com CLAREZA que a gente se faz entender.
3. O DESENVOLVIMENTO do "Era uma vez..." até o final feliz.
4. "É preciso ter FORÇA, é preciso ter raça, é preciso ter gana".
5. TRANSCENDÊNCIA: a realidade do "sonho que se sonha junto" com o leitor.
6. "E hoje sou um ser sem muros pra IMAGINAÇÃO".
7. SONORIDADE: "deve o som parecer um eco do sentido".
8. FINALIZAÇÃO: dando ponto com nó.
"A Oficina de Escrever Bonito foi a experiência mais divertida que tive para escrever uma história. Além disso, as lições recheadas de belos textos me embeveciam de tanta beleza." (Aloka Almeida)
Inscreva-se pelo e-mail escrevabonito@patio.com.br.
- A cada semana, o participante recebe um e-mail contendo um texto bonito, uma reflexão sobre os motivos da qualidade do texto recebido e uma proposta de exercício de produção textual a partir daquela qualidade.
- O participante tem até quatro dias para fazer o exercício e enviar para o professor.
- O professor comenta o exercício, indicando possibilidades de melhoria do texto.
- Nesses oito exercícios semanais, o participante irá desenvolvendo um único texto próprio que, ao final da oficina, se tornará sua obra-prima.
RESULTADO ESPERADO
Espera-se que o participante, ao final da oficina, tenha aprendido a escrever um texto bem escrito desde a ideia original até a versão final e que possa utilizar a metodologia para produzir novos textos bonitos.
"A cada lição que chegava eu era surpreendida pela capacidade de reescrever meu texto, incluindo outro aspecto que o Eduardo me ensinava." (Ana Altina)
Inscreva-se pelo e-mail escrevabonito@patio.com.br.
Eduardo Loureiro Jr.
FORMAÇÃO
Mestre (1996) e Doutor (2004) em Educação.
Formado em Dramaturgia (2001).
Graduado em História (1993).
Inscreva-se pelo e-mail escrevabonito@patio.com.br.
ATIVIDADES LIGADAS À LITERATURA
- Editor do site Crônica do Dia desde 1997 e da coletânea de crônicas "Acaba Não, Mundo" (2011).
- Integrante do grupo de escritores Casa de Autores, de Brasília, desde 2008.
- Bolsista de Criação Literária da Funarte com o projeto "As mulheres de Ulisses - A Ilíada e a Odisseia narradas por vozes femininas" (2010).
- Autor de seis livros infantis: “O bolo amarelo”, Littere Editora; “A menina que esqueceu que era gente”, Littere Editora; “A poesia e o sonho”, Littere Editora; “Guerreiros Meninos”, Secretaria de Educação do Estado do Ceará; “Redonda”, Edições Demócrito Rocha; “A concha e a borboleta”, Edições Demócrito Rocha.
- Participação, cantando e contando histórias, na Bienal de São Paulo, na Feira do Livro do DF e na Festa Literária de Pirenópolis, desde 2008.
- Professor da disciplina de Literatura Infantil da Faculdade Contemporânea / Universidade Vale do Acaraú, no Ceará (2003).
- Professor do Programa de formação de pessoal na área cultural do Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual do Ceará (1997-1998).
- Integrante d'Os internos do pátiO, autor e editor do fanzine "Prontuários" e do livro "Cartas do Pátio" (1995-1996)
"Obrigada, Eduardo, pela forma maravilhosa com que você nos conduz a gerar a nossa obra-prima." (Ana Altina)
Inscreva-se pelo e-mail escrevabonito@patio.com.br.
"Depois que vi, nesta última lição, a comparação entre o texto inicial e o final, fiquei impressionada com as mudanças, com a qualidade que ele ganhou. A diferença é brutal, no bom sentido."
(Sandra Fonteles)
"Excelente oportunidade de tornar um texto simples em um belo texto. Adorei participar. Recomendo!"
(Karina Loureiro)
"Foi um aprendizado divertido e muito bem conduzido, onde foram abordados os aspectos mais importantes da produção de um texto."
(Elson Serra)
Inscreva-se pelo e-mail escrevabonito@patio.com.br.
"A oficina de escrever bonito foi, para mim, uma agradável surpresa. Simplificou, sem banalizar, e tornou mais rica a arte de escrever. Nossa, eu nem imaginava a importância de todos aqueles passos aprendidos. Parabéns Eduardo! E Obrigada pela oportunidade."
(Walewska Picanço)
"Surpreendeu-me a Oficina de Escrever Bonito. Foram oito passos, onde a cada semana eu aguardava com ansiedade por uma nova lição. Fui escrevendo e descobrindo como tornar um texto mais atraente, como tornar um texto uma obra-prima. Sou grato por isso."
(Leonardo Bezerra)
"A experiência vivenciada na Oficina de Escrever Bonito foi uma viagem pelo mundo das palavras, dos significados e da sonoridade. A cada lição que chegava eu era surpreendida pela capacidade de reescrever meu texto, incluindo outro aspecto que o Eduardo me ensinava. É impressionante como saio dessa oficina enriquecida e amando as palavras. Não é fácil, pois exige de você um olhar crítico sobre o texto, e a cada semana ele ia se recriando, transformando-se em um novo texto. Quando comparei o primeiro texto com o último, me surprendi. Ele tinha uma identidade! Obrigada, Eduardo, pela forma maravilhosa com que você nos conduz a gerar a nossa obra prima. Já estou com saudades ... Espero que outras oficinas surjam, pois o aprendizado valeu todo o trabalho que foi exigido."
(Ana Altina)
Inscreva-se pelo e-mail escrevabonito@patio.com.br.
"Sempre quis escrever. Houve uma época da minha vida que eu achei que ia ser escritora. Aí o tempo foi passando, as coisas mudando e a vontade adormecendo... De vez em quando eu rabiscava alguma coisa, mas só para mim. Tinha vergonha de mostrar a quem quer que fosse. Quando vi a idéia da oficina, pensei: "Minha chance!". E gostei tanto de aprender a escrever bonito que deu vontade de escrever mais. E quem sabe agora os rabiscos não viram obras-primas?"
(Juliana Custódio Lima)
"Com clareza, objetividade, sonoridade, leveza, transcendência e beleza o Eduardo me fez lapidar o ofício de escrever bonito."
(Andréia Mello Lacé)
"A Oficina de Escrever Bonito me surpreendeu de forma positiva pois eu não sabia que poderia, se me empenhasse, aprender a escrever textos bonitos como o que leio nos livros, em sites de crônicas, em jornais e outros tantos escritos mundo afora. Sempre achei que essa atividade estivesse restrita àqueles poucos merecedores do dom divino da beleza na escrita. Ainda não sou capaz de escrever bem sozinha - uma vez que o texto elaborado na oficina tem participações gentis do professor, mas tenho confiança de que se seguir as orientações de cada lição, posso ir exercitando e amadurendo o aprendizado até alcançar uma bela escrita."
(Alba Mírcia Morais)
Inscreva-se pelo e-mail escrevabonito@patio.com.br.
"A Oficina de Escrever Bonito foi a experiência mais divertida que tive para escrever uma história. Além disso, as lições recheadas de belos textos me embeveciam de tanta beleza, e isso me estimulava na tarefa de fazer e refazer o meu execício de modo mais prazeroso."
(Aloka Almeida)
A oficina é individualizada. Comece imediatamente.
VALOR: R$ 440,00. Se você não gostar da oficina nas duas primeiras semanas, recebe seu dinheiro de volta.