Mafra Carbonieri

Sobre o Livro

X

Os Gringos, de Mafra Carbonieri

Lapidadas com precisão de ourives, as frases obedecem à partitura de seu criador. Cabem no tempo da respiração. Poucas palavras, imenso impacto. Os diálogos nos fazem enxergar atrás da porta. Mas o que se esconde neste universo tão particular e, ao mesmo tempo, tão familiar?
Vidas em segredo, dilemas morais, motivações escusas, nada escapa ao autor paulista, vencedor do Prêmio Governador do Estado de 1967. São dez contos: três inéditos, que acenam para os males contemporâneos do País, e sete publicados originalmente em 1973 – reescritos, que ressurgem sem perder viço nem tensão. Afinal, as palavras podem mudar, mas continuamos em território habitado por seres obtusos, de mãos crispadas e lágrimas ressecadas, imersos em lembranças que arrepiam. Afiadas, as histórias de Carbonieri perturbam. Atordoam. Podem até sangrar – e fazer sangrar. Por isso, depois de percorrer as páginas de “Os gringos”, não somos mais apenas leitores. Somos testemunhas. Cúmplices.

Carlos Marcelo | Escritor e editor do jornal O Estado de Minas

Sobre o Autor

X
S64lwfmst7okflj47ydz 12203923 1005766232800073 1867689580 o

Mafra Carbonieri

Mafra Carbonieri nasceu em Botucatu, interior de São Paulo, em 1935. Iniciou suas atividades ministrando aulas de literatura e língua portuguesa. Foi o primeiro professor no Brasil a relacionar o nome de Fernando Pessoa em um plano de curso de literatura, e a estudá-lo em aulas sequenciais.

Publicou 11 livros, pelos quais recebeu diversas distinções e prêmios nacionais e internacionais, entre eles o da Accademia Internazionale Castiglione de Sicília (2005) para o romance O Motim na Ilha dos Sinos, Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira pela Revista Cult (2001) e o prêmio Casa de Las Americas de Cuba (2003) para o livro de poesia A Lira de Orso Cremonesi, além de ter sido finalista do prêmio Jabuti de 1997 pelo livro de poesias Cantoria de Conrado Honório. Pela Reformatório, publicou Diálogos e Sermões de Frei Eusébio do Amor Perfeito (2013).

Leia um trecho

X

Share this site