Santana Filho

Sobre o livro

X

 

A Casa das Mariontes, de Santana Filho

Neste belo romance, o leitor entra na casa pela vigília de uma moribunda que se recusa a morrer, numa das lembranças de um narrador criado e hipnotizado por uma respeitada família matriarcal. Depois, nunca mais se escapa dela, ficamos ali pelos cômodos, na calmaria e calor de palavras e frases que aconchegam a leitura. 

Nos quartos contíguos da casa da avó, dorme também tia Dália, o quarto dentro do quarto, o teto sem forro onde se pode ouvir a intimidade. O leitor ouve a chuva, tomando caldo de mocotó, adentrando a casa que guarda uma caixa de marionetes, a casa mesma tem seus personagens acionados por cordéis, fatos e distorções de um narrador que não tem pressa de contar e lembrar a invenção que é a família, a consanguinidade envenenando e fechando o círculo bem apertado. 

Santana Filho escreve este laço matricial mostrando que a religiosidade existe porque existe a casa, aquela dos tempos em que se velava o morto na sala e dava água de colher ao moribundo, os miasmas de uma linhagem do rodapé ao telhado. Neste grande romance, ninguém recebe a graça da fé antes de nascer ou morrer, possui a graça quem fabula. O narrador recorda sua infância onde tia Dália é a sacerdotisa que dissolve na língua recortes de jornal, numa metáfora deste texto poético, as palavras são de colheita fácil, dadas pelo autor com generosidade e beleza. 

Santana Filho faz do leitor o mesmo devoto clandestino de uma casa que, depois de habitada, será nossa prisão.

Andréa del Fuego

 

Leia um trecho

X

Sobre o autor

X
7gfozdzfrw6fcj2vtnjp 10685599 723168851115249 1520585472917151076 n

José Santana Filho nasceu em Balsas, no interior do Maranhão. Passou a infância em cidades às margens do Rio Tocantins e vive em São Paulo desde 1982, quando se formou em medicina. É autor do romance "O rio que corre estrelas (2012)", seu livro de estreia, e do volume de contos "O beijinho e outros crimes delicados" (2013), ambos publicados pela Editora Terracota. Faz parte do grupo de produção e discussão literária Clube das Três, onde, além de atividade acadêmica, promove-se encontros com autores da literatura contemporânea.

Share this site