Luiz Alberto Mendes

Sobre o livro

X

Desconforto

de Luiz Alberto Mendes | Editora Reformatório

Poesia é música, miscelânea de sons, alternância de ritmos; poesia é métrica, precisão na escolha das palavras e consciência matemática das letras; poesia é pintura, é cinema: descrição da imaginação, construção de imagens, de cenas, de personagens... Pois é, poesia é tudo isso, mas se engana quem pensa que poesia se resume a esculpir frases, substituir significantes como itens de um cardápio, ou burilar a linguagem como um ourives descompromissado. Poesia é um tanto mais: ela nasce justamente do espanto com este mundo que nos cerca; da tentativa, na maioria das vezes vã, de explicarmos isso que fizemos de nós mesmos; da indignação com este bom e velho estado de coisas, conveniente para tão poucos entre tantos...

Quanto a este livro, não esperem condescendência com o que somos. A começar pelo título: não é a de Luiz Alberto Mendes enganar ninguém. Ele, que provou suas qualidades de narrador em contos e romances de sucesso, aceita sem pudor o desafio da linguagem e avança para campo novo com a mesma força e a mesma fome de verdade. Sua poesia não abandona o rigor da literatura, mas está comprometida com a vida. E a vida pode ser desconfortável, como sabemos, lamentavelmente. Acontece que cair para dentro destas páginas é conhecer a si próprio, de maneira irremediável, amarga até. Se você não está interessado nisso, melhor deixar esta leitura de lado. Ela pode ser explosiva. Se, no entanto, ainda lhe incomoda a ditadura do normal, se é seu desejo enxergar o que está além das miudezas e mentirinhas do cotidiano, com lucidez e beleza literária, então você tem nas mãos o livro certo: desfrute esta riqueza.

Fernando Bonassi é escritor e roteirista

 

Sobre o autor

X
Section image 3a9f390efdc846fb9b25fc6aab07f301

Luiz Alberto Mendes

Luiz Alberto Mendes nasceu no bairro paulistano de Vila Maria em 1952. Cumpriu pena em prisões do estado por mais de 30 anos, em consequência de um homicídio e diversos outros crimes. Na prisão, tomou gosto pela leitura e começou também a escrever. Ainda preso, foi o primeiro colocado nos exames vestibulares da PUC/SP no ano de 1982 e o primeiro detento do país a cursar uma universidade. Por mais de 20 anos foi professor na prisão. É autor de “Memórias de um sobrevivente” (2001), “Tesão e prazer – memórias eróticas de um prisioneiro” (2004) – traduzido na Rússia, “Às cegas” (2005) – finalista do Prêmio Jabuti em 2006 e “Cela Forte” (2012). Há 13 anos é colunista da Revista Trip. Atualmente, promover oficinas de leitura e escrita e ministra palestras por todo o país. “Desconforto” é seu primeiro livro de poesia.

 

Leia um trecho

X

notícias

X

Matéria sobre Luiz Alberto Mendes e "Desconforto" na ISTOÉ Independente

Leia


Lançamento oficial e noite de autógrafos

O lançamento oficial de Desconforto, ocorrerá no dia 9/dez a partir das 19:00 na Livraria Martins Fontes Paulista e continuará depois, a partir das 21:30 na Mercearia São Pedro.

Contamos com a presença de todos vocês!

Martins Fontes Paulista

Av. Paulista, 509 | Estação Brigadeiro do Metrô

Telefone: (11) 2167 9900

Convênios com estacionamento - Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95.

 Serviço de manobrista - Rua Manoel da Nóbrega, 95.

Primeira hora gratuita nas compras acima de R$ 10,00.


Mercearia São Pedro (a partir das 21:30)

Rua Rodésia, 34

Sumarezinho

São Paulo, SP

Share this site